Índice

Escola Da Bíblia

Seja sincero consigo mesmo, ajude os outros, faça de cada dia sua obra-prima, faça da amizade uma bela arte, beba profundamente de bons livros - especialmente da Bíblia, construa um abrigo para o dia chuvoso, agradeça as bênçãos recebidas e ore por orientação todos os dias.  (Jonh Wooden)

A Bíblia

Visão Panorâmica Da Bíblia
A Bíblia é o livro que conta a História da Humanidade. Ela descreve a história da humanidade no seu começo - a sua Gênesis - e diz como será o seu fim - o seu Apocalipse. Nenhum outro livro relata como tudo começou e, ainda, descreve como tudo vai terminar. Somente a Bíblia.  
James Strong 1822 – 1894, um dos maiores filólogos bíblicos de todos os tempos, analisou as origens e os possíveis significados das 14.197 palavras. Das 14.197 palavras estudadas 8.674 possuem origem hebraica. 5.523 palavras possuem origem grega.
A Bíblia "protestante" é formada por uma coletânea de 66 livros que, com 14.197 palavras, conta a saga da humanidade narrando a sua origem e descrevendo o seu fim.
As duas grandes ou principais coleções são:  Velho Testamento | Novo Testamento. A palavra "chave" para se entender o Velho Testamento é povo. O povo é o povo de Israel. A palavra chave para se entender o novo testamento é um nome. O nome é Jesus.
ESCOLA DA BÍBLIA | Inscrições na Igreja   -    Turmas  |  Máximo 16 alunos |    Professor.: Rev. Sirgisberto Queiroga
CURSO BÁSICO 101 | Visão Panorâmica da Bíblia     -    Conteúdo  |  Visão Cronológica Dos 66 Livros Da Bíblia
Previsão de Tempo | 4 horas aula7h45min às 8h45min  |  Livros Texto.: Manual Bíblico de H. H. Halley ( Vida )  
| Manual Bíblico de Mapas e Gráficos ( Casa Cultura Cristã ) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As Principais Divisões da Bíblia

VT | NT


O Velho Testamento

Através Da Bíblia

O Velho Testamento é uma coletânea de 39 livros. Eles narram a história do povo de Israel e o seu relacionamento com Deus. Os livros falam sobre o começo de todas as coisa e vão até os dias posteriores ao retorno do Grande Cativeiro.  As principais subdivisões do Velho Testamento são: Pentateuco | 5 livros; Históricos |12 Livros; Poéticos |5 livros; Profetas Menores | 5 livros; Profetas Maiores |12 livros. O Velho Testamento narra a história de um povo | Israel. Este povo é importante porque ele é o berço da cultura monoteista e o lugar on Jesus nasceu.

 

ESCOLA DA BÍBLIA | Inscrições na Igreja
Turmas | Máximo 15 alunos 
Curso Básico 102 | Visão Panorâmica Do Velho Testamento 
Conteúdo | Visão Cronológica Dos 39 Livros
Previsão de Tempo | 6 horas aula |  7h45min às 8h45min    
Professor.: Rev. Sirgisberto Queiroga
Livro Texto.: Manual Bíblico de H. H. Halley 

O Novo Testamento

A Bíblia Versículo por Versículo

A Bíblia é uma coletânea de 66 livros. O Velho Testamento possui 39 livros. O Novo Testamento possui 27 livros. O Novo Testamento é uma coletânea de 27 Livros. Todos os livros do NT narram a história de Jesus. E, depois dele, a história da sua Igreja.  O Novo Testamento começa com o anúncio do seu nascimento em no Evangelho de Mateus e termina com a Sua entronização como Senhor dos Senhores e Rei dos Reis no livro do Apocalipse. A palavra Chave do Novo Testamento é Jesus.


O Pentateuco

A Bíblia Palavra Por Palavra

O conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Livros da Lei (Torá). Nos livros da Lei - Gênesis, Exodos, Levíticos, Números e Deuteronômio - encontramos uma seleta coletânea de histórias sobre os começos da humanidade, o Dilúvio, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Israel. O Pentateuco começa com o registro da criação do mundo e termina com a entrega da Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel antes da conquista da palestina. Todos os livros foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.  1. Gênesis  – A origem de todas as coisas. 2. Êxodo – A história da saída do povo de Israel do Egito até o Sinai. 3. Levítico – O Manual do Culto do povo escolhido. 4 Números –  A caminhada do povo pelo deserto.  5. Deuteronômio – Repetição – A repetição da Lei para o Povo.


Os Livros Históricos

A Bíblia Palavra por Palavra

Os livros históricos são uma coleção de 12 livros. Os 12 livros históricos narram a história do povo de Israel desde a conquista da palestina | livro de Josué até o retorno do Grande Cativeiro (Neemias | Esther).  Os livros e seus principais temas são: Josué | Conquista. Juízes – (Anarquia). 8 Rute – (Campos). 9. I Samuel – (Saul) 10. II Samuel (Davi). 11. I Reis – Reino (Unido). 12.  II Reis – Reino (Dividido). 13. I Crônicas – Judá. 14. II Crônicas – Judá. 15. Esdras –  Reconstrução (Espiritual). 16 Neemias –  – Palavra Chave – Reconstrução (Política) 17. Ester –  (Livramento Especial).


Os Livros Poéticos

A Bíblia Palavra Por Palavra

Os livros poéticos são uma coleção de cinco livros e falam sobre os grandes temas da vida: O sofrimento |Jó; a música, a poesia e as experiências da vida | Salmos; a sabedoria para a vida |Provérbios. A vida debaixo do sol | Eclesiastes; o amor entre homem e mulher  | Cantares.

 

 


Os livros Profétios

A Bíblia Palavra Por Palavra

Os livros proféticos são uma coletânea de 16 livros. Eles são os avisos de Deus ao povo de Israel e ao mundo. Durante o Império Império Dividido, cativeiro, e, ainda, após o fim do Grande Cativeiro. Os livros proféticos terminam 400 anos antes de Cristo.  Eles se dividem em duas coleções distintas. Os Profetas Maiores e os Profetas Menores.

 

 


Os Evangelhos

A Bíblia Palavra Por Palavra

Os Evangelhos é uma coletânea de 4 livros que foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo específico e para humanidade como um todo. O evangelho de Mateus foi escrito para os judeus. – A palavra chave é Messias. O Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos. – A palavra chave  é homem.  O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios. A palavra chave – Salvador. O Evangelho de João foi escrito para os gregos. A palavra chave – Deus. Os Evangelhos são 4 biografias de Jesus.


Atos Dos Apóstolos

A Bíblia Palavra por Palavra

ATOS DOS APÓSTOLOS - O livro de Atos é o único classificado como histórico no Novo Testamento. Atos Dos Apóstolos narra a história da Igreja de Jesus Cristo após a Sua ressurreição. A narrativa começa com o início da Igreja em Jerusalém, passa por Antioquia, Éfeso e chega a Roma.  A palavra chave – Igreja. O livro de Atos pode ser estudado através dos locais onde a Igreja se tornou muito expressica: Jerusalem, Antioquia, Éfeso e Roma ou através das biografias dos que lideranram o crescimento da Igreja no Primeiro Século: Pedro, Estevão, Filipe, Thiago, Barnabé e Paulo.


Cartas de Paulo

A Bíblia Palavra por Palavra

AS CARTAS DE PAULO - As cartas de Paulo são uma coletânea de ensinamentos valiosíssimos para a Igreja. Nelas, nós encontramos uma vasta gama de ensinos sobre diversos temas. Dentre eles se destacam: salvação, o papel da igreja, resoluções de conflitos e, não poucas vezes, exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus. São elas: - Romanos  – Palavra Chave – Teologia; I Coríntios –  Palavra Chave – Igreja;  II Coríntios –  Palavra Chave – Apóstolo;  Gálatas –  Palavra Chave – Graça;  Efésios – Palavra Chave – Sociedade; Filipenses –  Palavra Chave – Excelência; Colossenses – Palavra Chave – Supremacia;  I Tessalonicenses – Palavra Chave – II Tessalonicenses Palavra Chave – I Timóteo – Palavra Chave – Liderança II Timóteo – Palavra Chave – Combate Tito – Palavra Chave – Exemplo Filemom – Palavra Chave – Amizade.


Cartas Universais

A Bíblia Palavra Por Palavra

AS CARTAS UNIVERSAIS - As Cartas Universais são as cartas escritas por outros Apóstolos. Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, é uma coletânea de conselhos a Igreja dispersa por todo o mundo. Os escritores destas cartas foram: Pedro, João, Tiago e Judas.  A Carta aos Hebreus não possui autor conhecido. Os seus principais temas são: Hebreus  – Palavra Chave  – Superior Tiago  – Palavra Chave – Obras I Pedro  – Palavra Chave – Preço II Pedro  – Palavra Chave – Dispersos I João – Palavra Chave – Conselhos II João –  Palavra Chave – Conselhos III João  – Palavra Chave – Conselho Judas – Palavra Chave – Aviso.


Apocalipse

A Bíblia Palavra por Palavra

APOCALÍPSE - Apocalipse é o último livro da Bíblia. Ele foi escrito por pelo Apóstolo João. O mesmo que escreveu o Evangelho Segundo João e as Três Cartas que recem o mesmo nome: Primeira, Segunda e Terceira Epístola de João. João foi um dos três apóstolos mais próximos a Jesus juntamente com Pedro e Thiago. O Apóstolo João escreveu o Apocalipse já no final de sua vida. O livro foi escrito no final do Primeiro Século.  A palavra chave do livro é fim. E, no final dos finais, um novo começo.